O selo bikotel garante um atendimento especializado e um maior conforto ao cicloturista. Afinal, bikotel significa cicloturistas felizes!

Para uma unidade de alojamento alcançar o nível de serviço bikotel, e receber o selo com o respetivo reconhecimento, tem de cumprir os requisitos inerentes às melhores práticas bike-friendly. Na prática, tem de demonstrar que dispõe de serviços especialmente criados a pensar nas necessidades daqueles para quem andar de bicicleta é a coisa mais importante do mundo.

Neste artigo explicamos o que é necessário para cumprir cada um dos requisitos e obter o selo bikotel.

O1. Percursos Cicláveis

O alojamento dispõe de, pelo menos, dois percursos, preferencialmente circulares (com início e fim nas suas instalações). Consoante o público-alvo da unidade, esses percursos devem considerar os vários níveis de dificuldade, tendo em conta distância, altimetria e tipo de terreno.). Podem ser considerados como percursos associados à unidade os percursos dos destinos Bikotel, ou percursos de grande travessia, ou da rede Eurovelo, caso estejam localizados nas proximidades.

Uma das principais motivações para um ciclista selecionar um alojamento para passar as suas férias ou mesmo um fim de semana é a possibilidade de conhecer a região a pedalar. Alguns já trazem os percursos planeados, mas nada melhor do que o próprio alojamento propor itinerários, afinal, conhecem melhor o território do que os hóspedes.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Instale um painel informativo com os percursos do alojamento, para que o ciclista tenha uma melhor perceção do território que irá explorar.
  • Divulgue o QR Code do mapa de percursos da unidade para que o ciclista consiga selecionar o que pretende e navegar.
  • Crie uma secção no site do alojamento com a oferta de percursos e pacotes de estadias para ciclistas onde são divulgados os traçados, incorporando um mapa Outdooractive com os percursos bikotel do alojamento e os pontos de interesse na região.

O2. Estacionamento Seguro

O alojamento dispõe de um espaço do estacionamento com acesso condicionado e coberto onde os hóspedes podem guardar a sua bicicleta em segurança. Esse espaço está equipado com suportes de estacionamento para que as bicicletas não fiquem encostadas às paredes, sujeitas a cair.

Para qualquer ciclista, o lugar onde a bicicleta fica guardada é bastante importante. Caso não seja exclusivo para esse fim, o acesso deve ser controlado e realizado de preferência com a presença do staff da unidade e devem ser disponibilizados cadeados para bloquear as bicicletas. Pode localizar-se na própria unidade ou o mais próximo possível, podendo pertencer a um parceiro, desde que cumpra todos os requisitos identificados.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Identifique o espaço com sinalética própria.
  • Aproveite melhor o espaço com suportes verticais bikotel
  • Se este espaço for de fácil acesso, e passível de ser adaptado, sugerimos que instale uma bikestation integrada, um espaço exclusivo para ciclistas onde podem estacionar as bicicletas em segurança e ter também acesso a uma mini-oficina e local de lavagem.

O3. Estacionamento Exterior

O alojamento dispõe de um local seguro, tipicamente à porta da unidade, com um suporte fixo para múltiplas bicicletas, tipo parqueamento, onde os ciclistas podem estacionar temporariamente as suas bicicletas, antes e/ou depois do passeio.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Identifique o espaço com uma sinalética própria.
  • Instale o suporte horizontal bikotel. Sendo o selim ponto de contacto desta opção, ao contrário da grelha, por exemplo, não existe risco de empenar a roda, partir raios da bicicleta, ou danificar os travões de disco.

O4. Lavagem de Bicicletas

O alojamento dispõe de um espaço específico para a lavagem das bicicletas com ponto de água, escoamento das águas sujas, suporte para a bicicleta, e produtos e utensílios de limpeza (escovas, esponjas, detergente, desengordurante e lubrificante).

O alojamento pode optar por prestar este serviço, por disponibilizar as condições necessárias para que o ciclista o faça em autonomia ou por encaminhar para um serviço especializado nas imediações.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Disponha de um armário para arrumação dos produtos e utensílios perto do local de lavagem.
  • Identifique o espaço com sinalética própria.
  • Instale equipamento profissional de lavagem bikotel.

O5. Lavandaria

O alojamento dispõe de um serviço de lavagem e secagem diária de roupa de ciclista (geralmente licras).

O alojamento pode optar por prestar este serviço, por disponibilizar os equipamentos e produtos necessários para que o ciclista o faça em autonomia ou por encaminhar para um serviço especializado nas imediações.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Disponha de um secador de sapatos, de ciclismo ou outros, para utilização em dias de chuva.

O6. Mini-Oficina

O alojamento dispõe de uma mini-oficina com um kit básico de ferramentas e uma bomba de ar, onde o ciclista pode regularizar a pressão dos pneus e proceder a pequenas reparações.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Disponha de um tripé de oficina.
  • Disponha de kits de reparação de furos e de câmaras de ar de reserva. Estabeleça parcerias para ter produtos à consignação.
  • Identifique o espaço com sinalética própria.
  • Instale equipamento profissional bikotel, com suporte e ferramentas integradas.

O7. Ementa para Ciclistas

O alojamento dispõe de um menu ciclista ou de pratos especificamente preparados a pensar nas necessidades do cicloturista.

Devido ao seu modo de deslocação, as necessidades alimentares do cicloturista não são iguais às dos restantes hóspedes. São mais exigentes em calorias e hidratação. A título de exemplo, o menu ciclista poderia incluir sopa de legumes, prato principal com uma fonte de proteína (carne, peixe ou ovo), uma de hidratos de carbono com dose reforçada (massa, arroz, batata) e um reforço de saladas e fruta. Poderá considerar a existência de uma opção vegetariana no mesmo registo.

Este serviço pode ser prestado pelo próprio alojamento ou por parceiros como restaurantes locais que disponham de ementas ou pratos adequados a ciclistas.

Eleve a fasquia e distinga-se!

  • Disponha de pequeno-almoço reforçado.
  • Garanta flexibilidade nos horários das refeições.
  • Disponha de um serviço de lunch-box.
  • Disponha de barras e géis energéticos. Estabeleça parcerias para ter produtos à venda por consignação.

Requisitos Extra

Valorize o seu alojamento perante este mercado e disponha também dos seguintes serviços.

X1. Transfer de Ciclistas

O alojamento dispõe de um serviço de transfere adequado a passageiros, bicicletas e bagagem. Pode ser prestado pelo próprio hotel ou por parceiros como taxistas ou transferistas que realizem serviços nas imediações.

X2. Oficinas Associadas

O alojamento tem parcerias com oficinas, mecânicos ou lojas de bicicletas nas imediações, disponíveis para reparações mais complicadas nas bicicletas dos hóspedes. A venda de material à consignação é uma oportunidade.

X3. Linha de Apoio

O alojamento dispõe de um número de telemóvel para onde os hóspedes podem ligar caso precisem de ajuda nos seus percursos. Simultaneamente, informa-os do número nacional de emergência: 112.

X4. Serviço de Massagem

O alojamento tem serviço de massagens para recuperação muscular à disposição dos hóspedes. Pode ser prestado internamente, caso tenha competência para tal, ou através de parcerias com serviços especializados nas imediações.

X5. Serviço Médico

O alojamento tem serviço de apoio médico à disposição dos hóspedes. Pode ser prestado internamente, caso tenha competência para tal, ou através de parcerias com serviços especializados nas imediações.

X6. Serviço de Guia

O alojamento tem serviço de guia de bicicleta à disposição dos hóspedes. Pode ser prestado internamente, caso tenha competência para tal, ou subcontratando serviços especializados nas imediações.

X7. Aluguer de Bicicletas

O alojamento tem serviço de aluguer de bicicletas à disposição dos hóspedes com as seguintes condições: i) dispõe de bicicletas com tamanhos diferentes para responder à variabilidade das características dos hóspedes; (ii) realiza manutenção regular das bicicletas de modo a estarem sempre em perfeitas condições; e (iii) possui staff habilitado a enquadrar o serviço. O serviço pode ser prestado pelo próprio alojamento, no entanto, recomenda-se a opção por recorrer a parcerias com serviços especializados nas imediações.

X8. Apto para e-bikes

O alojamento dispõe de tomada elétrica no estacionamento seguro (requisito obrigatório O2) para carregar a bateria da bicicleta elétrica em segurança. Dispõe também de suportes preparados para bicicletas mais pesadas/ com pneus mais largos.